Edupunk: conexões entre educação e a filosofia punk

Edupunk: conexões entre a educação e a filosofia punk: faça você mesmo, na sua comunidade.

Objetivo:  Essa segunda edição do Conexões Possíveis propõe uma discussão sobre as relações entra a educação formal e a não-formal e a filosofia punk, surgida nos anos 1970. O termo Edupunk, foi cunhado por Groom, em maio de 2008 (http://bavatuesdays.com/the-glass-bees/), nos Estados Unidos, como uma reação aos interesses corporativos e à comercialização do ensino. O Conexões Possíveis, que em 2011, tematizou Pink Floyd, Filosofia e Educação, propõe, nessa segunda edição, discutir temas que conectem o bordão máximo da filosofia Punk: “Faça você mesmo” com a educação atual.


Principais temas do evento:
·         Anarquismo e conhecimento
·         Educação Popular
·         Pedagogia Crítica
·         Aprendizagem autodirecionada
·         Vozes dos alunos
·         Vozes da Comunidade
·         Educação centrada no aluno
·         Comunidades virtuais de aprendizagem
·         Comunidades de prática
·         Redes sociais
·         Autonomia do aluno

Modo de Fazer
Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso farão as apresentações iniciais. Em seguida, a fala será dada a todos os presentes que desejarem debater suas ideias. A cada participante, será dado 10 minutos para sua apresentação.

Público-alvo
Professores e alunos da graduação e dos programas de pós-graduação  da Uniso, alunos do Colégio D. Aguirre e demais interessados.

Local
Anfiteatro da Biblioteca - Uniso - câmpus Cidade Universitária.
Dia: 25 de abril de 2012
Horário: 14:30 min. às 16:30min.




4 comentários:

  1. Pessoal, já temos 2 falantes para o evento: o prof. Edgar, que falará sobre Anarquismo e Conhecimento e o prof. Emerson Gomes, que falará sobre "Contracultura e Ideologia na Música Punk"

    Se alguém mais quiser falar, basta dizer!!

    ResponderExcluir
  2. Por quê ninguém que realmente faz parte do Movimento Punk não está presente neste debate? Eu me proponho a falar nesse debate, faço parte do Movimento Punk há cerca de 20 anos e sou profundo conhecedor do ideal e da cultura! Zorel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, será muito bem-vindo!! Você foi convidado pelo Face. Seu amigo, Emerson Gomes também falará e sua presença será muito legal.
      Aguardamos você, Zorel.

      Excluir
  3. Se um dia vocês vierem palestrar em Porto Alegre, gostaria muito de estar presente, pois faço parte do movimento punk e sou professora de português, me interessa muito saber como posso agregar a ideologia punk a minha matéria.Abraços.

    ResponderExcluir